De 22 de Janeiro a 22 de Fevereiro encontram-se abertas as candidaturas à 5.ª edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID). Trata-se de uma iniciativa do IPDJ, que visa melhorar as condições de prática desportiva, promovendo a modernização e a reabilitação do parque desportivo dos clubes e das associações de base local.

Podem concorrer ao PRID clubes e associações desportivas de Portugal continental. As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas, relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações, designadamente:

- Pavimentos desportivos;

- Coberturas e paredes;

- Vestiários-balneários e valências neles existentes;

- Instalações sanitárias;

- Construção ou reparação de redes e equipamentos de gás, água e eletricidade;

- Reparação de sistemas de tratamento de água de piscinas;

- Construção ou reparação de vedações;

- Adaptação da instalação existente, assegurando a acessibilidade de indivíduos com mobilidade condicionada; 

- Melhorias que tenham como fim a eficiência energética das instalações existentes;

- Obras de ampliação das valências existentes;

- Substituição de elementos construtivos que contenham poeiras/ fibras de amianto;- Instalações complementares de apoio;

- Outras obras que venham a ser consideradas pertinentes ao desenvolvimento das atividades desportivas da entidade candidata.

Considerando a importância das organizações associativas locais, especialmente os clubes desportivos, enquanto estruturas que se relacionam com as comunidades da sua área de influência e que disponibilizam atividades e serviços que satisfazem as suas necessidades de natureza desportiva e cultural, está previsto nesta 5.ª edição um investimento de 2 milhões de euros.

Antes da submissão de candidaturas aos programas do IPDJ, é necessário proceder ao registo de utilizador e da entidade (https://bdu.ipdj.gov.pt/), através da nova plataforma de registo único https://siec.ipdj.gov.pt/

Este processo de registo é um passo essencial para aceder posteriormente à plataforma de candidaturas e carece de validação por parte do IPDJ, podendo esta aprovação demorar até 24h úteis.

Questões e apoio relativos ao registo das entidades, podem ser endereçadas para: [email protected]

Para apoio no âmbito das candidaturas, pode contactar a Direção Regional mais próxima:  https://ipdj.gov.pt/covid19-contactos-atendimento.

Questões relativas ao PRID devem ser encaminhadas para: [email protected] 

A FPF, que em abril do ano passado, logo após o anúncio do primeiro confinamento, lançou um fundo de apoio ao futebol no valor de 4,7 milhões de euros, também anunciou esta sexta feira que irá abrir um gabinete de apoio aos clubes de forma a poder ajudar nas candidaturas aos fundos governamentais.

Clubes desportivos, as associações promotoras do desporto e outras entidades cujo objeto compreenda ou capacite o desporto de base em Portugal podem candidatar-se aos novos fundos do IPDJ.

21 de Janeiro de 2021