Caros amigos Presidentes,

Em nome da Direcção da Associação de Futebol de Viana do Castelo, e no seguimento da última mensagem que vos enviei na passada sexta-feira dia 27 de março, queria reforçar os votos de esperança para todos os agentes desportivos inscritos na AFVC e respetivas famílias e amigos, e prestar alguns esclarecimentos devido a noticias que têm vindo a publico ultimamente.

Fomos das primeiras Associações do País, a suspender por tempo indeterminado todas as provas e atividades da Associação, numa demonstração clara de que levamos sempre a sério o combate à Covid-19, bem como todos os clubes filiados que têm manifestado uma grande atitude de sensibilização publica para a pandemia que nos assolou.

Por isso, e em nome da Direcção da Associação de Futebol de Viana do Castelo, gostaria de agradecer publicamente o comportamento exemplar e responsável de todos os clubes filiados.

Juntos temos sido enormes, dentro e fora de campo, e por isso juntos temos de continuar.

Afirmei na minha referida comunicação, que qualquer decisão que a Direcção da AFVC viesse a tomar, seria sempre após uma auscultação aos clubes e assim farei! A Direcção da FPF decidiu cancelar em definitivo os campeonatos nacionais da formação, de futebol e futsal, masculinos e femininos, com a consequente eliminação das descidas e subidas, o que inviabiliza que os campeões distritais nos escalões de formação possam ascender aos campeonatos nacionais da próxima época.

Ao contrário do referido publicamente, a Direcção da AFVC não tomou qualquer posição sobre o evoluir dos nossos campeonatos distritais, quer na formação quer nos seniores, reafirmando que iremos contactar os clubes, reunir a Direcção, aguardar pelo evoluir do Estado de Emergência, e então tomar uma decisão, assumindo que é altamente provável que, à semelhança do que aconteceu ao nível da Federação Portuguesa de Futebol, também aqui tenhamos de dar como concluídas as competições de futebol e futsal para esta época, não só no que respeita à formação, mas também nos seniores.

Tal como já referimos em comunicação anterior, garantimos que esta Direcção tudo fará para apoiar os seus clubes e que irá recorrer à Federação Portuguesa de Futebol no sentido de nos auxiliar a minorar as consequências desta pandemia.

29 de Março de 2020