Apesar dos condicionalismos e incertezas relativas à evolução da pandemia e da retoma da formação desportiva, como tem sido habitual no início de cada época desportiva, decorre mais um Processo de Certificação de Entidades Formadoras e Escolas de Futebol.

Neste momento estamos perante dois cenários:

Cenário 1: Retoma da formação em tempo útil

1ª Passo

Arrancar em Outubro com a auto-avaliação, mantendo o prazo de submissão da candidatura até 31/10, ou prolongando, no limite, até 15/11.

2ª Passo

Processo decorre normalmente, mas com um novo cronograma de prazos, uma vez que, para além da auto-avaliação se iniciar mais tarde, também os Relatórios Finais têm que ser emitidos até ao final de Maio/ início de Junho de 2021.

Cenário 2: Sem retoma da formação em tempo útil

1º Passo

Todas as Entidades Certificadas ou Reconhecidas na época 2019/2020:

•Deverão atualizar as candidaturas e submeter a auto-avaliação.

•De acordo com uma análise caso a caso, poderá não haver necessidade de fazer Visitas Técnicas presenciais, sendo as mesmas substituídas e/ou complementadas com reuniões técnicas à distância.

•O processo manterá os momentos de avaliação previstos, com emissão de Relatório Preliminar e Final.

2º Passo

Todas as Entidades, com equipas de formação, que não foram Reconhecidas ou Certificadas em 2019/2020:

•Deverão continuar a desenvolver o processo com base na realidade desportiva (nº equipas), que tinham na época 2019/2020.

Em qualquer dos cenários, é fundamental que neste período da auto-avaliação todas as Entidades submetem a candidatura, mesmo sem a retoma da formação. É necessário efectuar o Registo na Plataforma ou atualizar a auto-avaliação durante o mês de Outubro.

Uma vez que devido a questões técnicas a Plataforma ainda não se encontra reaberta, e tendo em conta o atraso registado, estão a ser definidas novas datas de conclusão das diversas fases do processo, para que todas as entidades tenham tempo suficiente para desenvolver os trabalhos necessários, sendo posteriormente definido e enviado o cronograma de todo o processo.

Mantemos a nossa confiança que apesar de todos os condicionalismos que estamos a viver, vamos conseguir desenvolver o processo de certificação e mais uma vez vamos contribuir para elevar o nível da formação desportiva em Portugal.

Para qualquer dúvida contactem [email protected] 

26 de Outubro de 2020