Hoje, 14 de Janeiro de 2021, celebramos mais um aniversário. A história da Associação de Futebol de Viana do Castelo é repleta de paixão, de lutas e acima de tudo de muita resistência e perseverança. Nem sempre foi e não é presentemente fácil enfrentar todas as incertezas, dificuldades e provações que vivemos. Ao longo da nossa história, soubemos sempre encontrar a força para seguir em frente e não desanimar; se os nossos antepassados fundadores conseguiram, lutaram, passaram por dificuldades e mesmo assim seguiram o seu amor pelo futebol e pelos nossos clubes, nós conseguiremos certamente fazer o mesmo.


Vivemos momentos de adversidade e de desafios constantes, em que as alterações são diárias e têm condicionado imenso a nossa vida cívica e desportiva. Apesar dos condicionamentos físicos, estaremos sempre presentes porque o nosso propósito é o mesmo: fazer crescer e desenvolver o nosso futebol e futsal!

Nestes 98 anos de história recordamos todos aqueles que fizeram parte desta AFVC, que estiveram presentes com a sua garra e paixão. Pensar no futuro não deve dar lugar a esquecimento dos que cá estiveram e trabalharam para construir o que somos hoje, ao facto de estarmos aqui hoje entre as 22 ADR’s nacionais, com um trabalho sério e permanente com a Federação Portuguesa de Futebol. Somos uma Associação de dirigentes, atletas, treinadores e colaboradores e não de bandeiras pessoais. Esses sim são a nossa bandeira, a nossa verdadeira riqueza e para todos vai o nosso agradecimento.

Os tempos que vivemos impedem-nos de viver o nosso futebol/futsal da forma que tanto gostámos e como deve acontecer, com adeptos, com contacto, com iniciativas, mas estamos impedidos por enquanto. Temos de continuar a acreditar que vamos ultrapassar mais esta “luta” juntos, e regressar à desejada normalidade e às nossas vidas desportivas.

 

14 de Janeiro de 2021