A Federação Portuguesa de Futebol, com o apoio do programa UEFA “HatTrick FSR”, e de acordo com a sua política de responsabilidade social, promove em 2020 mais uma edição do Prémio Futebol Para Todos. O objetivo desta iniciativa é envolver a sociedade civil em temas tão prementes como o combate à discriminação e a promoção da inclusão social.


O montante atribuído assume a forma de donativo e terá o valor máximo de 50.000,00 euros, podendo este ser parcelado por vários projetos, ou atribuído apenas a um.

O prémio é dirigido a instituições sem fins lucrativos, e consubstancia-se na apresentação de projetos – sob o preenchimento de um questionário – que considerem a prática do futebol um veículo promotor para o combate à discriminação e à promoção da integração social de crianças, jovens, adultos e pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência.

Os projetos candidatos deverão ter como premissa que cada individuo é único, bem como a rejeição de todas as formas de discriminação com base na raça, idade, género, religião, orientação sexual, cultura e nacionalidade.

Requisitos para a candidatura

As instituições candidatas deverão encontrar-se legalmente constituídas e registadas, cumprir todas as condições legais necessárias ao pleno exercício da respetiva atividade, possuir situação regularizada face à administração fiscal e à segurança social, possuir ou assegurar a organização, os recursos humanos e materiais necessários ao desenvolvimento do projeto, possuir contabilidade organizada nos termos da legislação aplicável.

Cada entidade promotora não pode candidatar mais do que um projeto.

Critérios de seleção 

O critério de seleção para eleger os melhores projetos é o da candidatura com maior pontuação global. A avaliação dos projetos será feita de acordo com um sistema de pontuação de 1 a 5, considerando o 1 como a pontuação mais baixa e o 5 como a pontuação mais alta. 

A cada projeto admitido será atribuída uma pontuação global resultante das classificações obtidas em cada um dos seguintes fatores de apreciação: adequação do projeto aos objetivos do prémio; adequação dos custos apresentados aos objetivos e ao programa de trabalhos propostos; qualidade do projeto quanto à originalidade, planeamento, resultados esperados e grau de respetiva difusão; relevância e importância para o desenvolvimento de atividades do projeto noutras instituições; viabilidade de alargamento e generalização dos resultados do projeto; pré-aprovação da Associação de Futebol com tutela sobre a região.

O júri que avalia 

A administradora do Grupo Impresa e presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, o presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, a Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e Presidente e Fundadora da Associação Corações Com Coroa, Catarina Furtado, o Vice-Presidente da FPF, Humberto Coelho e a Diretora para o futebol feminino da FPF, Mónica Jorge, formam o painel de jurados que vai avaliar as candidaturas apresentadas à edição 2020 do Prémio Futebol Para Todos.

Os prazos de candidatura e divulgação dos resultados

O período de candidaturas termina no dia 4 de setembro de 2020, sendo que a avaliação dos projetos decorrerá entre os dias 7 e 30 de outubro e a divulgação dos resultados será feita até ao primeiro dia útil de novembro (dia 2).

Brochura aqui.

Formulário aqui.

Plano de custos do projeto aqui.

Para mais informações consulte o regulamento aqui.

Informação no site FPF.

27 de Julho de 2020