Ao longo de quatro dias selecções de futsal feminino Sub-17 de todo o país estiveram em competição nas cidades de Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Vila Flor, com organização da Associação de Futebol de Bragança, com a colaboração da Federação Portuguesa de Futebol. Além do lado competitivo, este tipo de competições associativas promove a interacção entre as equipas técnicas, staff e jogadoras.

A nossa selecção iniciou a sua participação frente à selecção da congénere de Vila Real, que resultou no nosso resultado mais negativo, de 10 X 1. O segundo jogo foi frente à selecção da AF Algarve e teve transmissão em directo no Canal 11, terminou com a vitória das algarvias por 3 X 2. O nosso terceiro jogo foi frente à selecção da AF Évora que terminou em empate a duas bolas. Na mudança de recinto desportivo, já que os nossos três jogos foram disputados no Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Flor, o nosso último jogo frente à selecção da AF Guarda trouxe a desejada e merecida vitória a esta grupo fantástico de jogadoras.

Nas palavras do nosso seleccionador Pedro Silva:

O TIA é um marco importante na vida destas atletas, é uma experiência única a vários níveis, não só do ponto de vista físico e técnico-táctico, mas também do ponto de vista mental e emocional.

A experiência vivida neste tipo de eventos é absolutamente incrível e um potenciador de crescimento das nossas atletas. A evolução das nossas atletas ao longo do torneio foi extraordinária e, de jogo para jogo, fomos crescendo e melhorando em todos os momentos de jogo. Ao nível dos princípios e fundamentos de jogo conseguimos evoluir para um nível muito superior ao que tínhamos no início do torneio, sendo que esse é o principal objectivo da equipa técnica.

Estamos todos orgulhosos do comportamento das atletas no torneio, quer fora ou dentro das 4 linhas, e por isso o orgulho de toda a comitiva é enorme, contudo não posso deixar de salientar o ponto mais forte desta selecção, resiliência e atitude! As atletas foram absolutamente extraordinárias!! A garra e vontade demonstradas foram inexcedíveis e contagiaram tudo e todos...

Viana do Castelo deve ter um orgulho enorme nestas meninas que honraram e dignificaram o seu distrito e o seu futsal em todos os momentos do TIA.

Um TIA cheio de emoções em que a nossa selecção viveu momentos de muita união, partilha de experiências e sentimento de pertença a uma “família negra e amarela”.

Obrigada a todas as nossas jogadoras, aos seus clubes, dirigentes, técnicos e familiares pelo seu incansável apoio.

3 de Janeiro de 2023