O Dia Mundial do Cancro é uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro, da qual a Liga Portuguesa Contra o Cancro é membro desde 1983. Este dia é marcado acima de tudo para unir e consciencializar a população para uma doença que afecta todas as faixas etárias sendo um grande desafio de saúde pública.

No dia 4 de Fevereiro, Dia Mundial do Cancro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte apela à importância da igualdade no acesso aos cuidados de saúde.
"Por cuidados mais justos" é o tema da nova campanha de três anos para o Dia Mundial do Cancro, um dos mais importantes dias de consciencialização da saúde no ano liderado pela União Internacional para o Controle do Cancro (UICC), que tem como foco a promoção da equidade na prestação de cuidados de saúde para todas as populações.

Em tempos de pandemia, em que a doença oncológica pode em muitos casos ter sido deixada “em segundo plano”, é fundamental consciencializar e melhorar a educação, promovendo as ações pessoais e colectivas nesta luta de todos. Segundo Vítor Veloso, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, o panorama da Oncologia em Portugal é dramático, porque, para além das desigualdades existentes, assiste-se a uma contínua falta de consultas de Médico de Família, consequente atraso nos meios de diagnóstico e encaminhamento atempado para os Hospitais que realizam tratamentos oncológicos. Estes Hospitais, por sua vez, têm listas de espera incompatíveis com tratamento adequados e atempados em relação aos Doentes oncológicos. Há um esquecimento total destes Doentes que continuam “encostados” à espera que a pandemia termine (fonte aqui).

A AFVC une-se mais uma vez neste movimento, partilhando dois tipos de ação:

Webinário "Protagonistas da luta contra o Cancro"

Série de podcast "Cancro sem temor"

4 de Fevereiro de 2022