Estão abertas as candidaturas para os Cursos de Treinadores de Futebol e Futsal, UEFA B - Grau II.

A Associação de Futebol de Viana do Castelo abriu esta sexta-feira, dia 15 de Março, o período de candidaturas para os mencionados cursos. Podem ser consultados os Regulamentos e respetivas fichas de candidatura, nos seguintes links:

Regulamento Curso de Treinadores Futsal - UEFA B (Grau II)

Ficha de candidatura – Futsal: CURSO TREINADORES FUTSAL - UEFA B | GRAU II - 2023/2024 - Google Forms

 

Regulamento Curso de Treinadores Futebol - UEFA B (Grau II)

Ficha de candidatura – Futebol: CURSO TREINADORES FUTEBOL - UEFA B | GRAU II - 2023/2024 - Google Forms

Os cursos de treinadores de Futebol e Futsal têm como coordenador pedagógico e técnico, o Coordenador Técnico Distrital: Professor Rui Vasquinho

A AFVC irá promover pela primeira vez, cursos de treinador em regime intervalado intensivo de forma concentrada, apostando, pela primeira vez, em formações de nível UEFA B em futebol e futsal, nesse modelo em regime de alta densidade e curta duração. Os cursos de treinador possuem dupla certificação, concedida pela UEFA 'Coaching Convention' e pelo Programa Nacional de Formação de Treinadores.

Esta aposta, na vertente de regime intervalado intensivo de alta densidade e curta duração, surge após ter sido percecionado “que muitos treinadores, que desejam aceder ao grau II, mas pela mancha horária e dias de treinos, não tinham possibilidade de frequentar o curso em horário pós-laboral”, explica o coordenador técnico da AFVC, Rui Vasquinho, que sublinha que “a Associação tem o dever de ir ao encontro do que são as necessidades dos formandos”. Desta forma intensiva intervalada,“ os treinadores de grau I, no fim da época desportiva, na pausa competitiva, não necessitando de tirar férias profissionais, no que poderia ser um regime intensivo sequencial de 15 dias, conseguem em seis fins de semana (sexta, sábado e domingo) completar a formação específica, entre os terceiro e quarto fins de semana de maio e os quatro fins de semana de junho. Ficando aptos a iniciar a componente prática de estágio, na nova época, a partir de agosto”.

Rui Vasquinho vinca, igualmente, que “efetuamos os cursos preferencialmente para os treinadores da nossa área geográfica que estão dentro das nossas competições distritais, até porque os critérios de seleção salvaguardam essa premissa, mas temos a noção que este cariz de cursos a promover pela AFVC, terá repercussões nacionais e internacionais, que irão atrair formandos de várias partes do país e do mundo”, sublinha.

Estes cursos de treinador de futebol promovidos pela AFVC desenrolar-se-ão em Viana do Castelo. Tanto no futebol como no futsal, entre os meses de maio e junho.

No final da sua formação, os formandos terão a devida certificação pela UEFA, que lhes permite o exercício de funções no espaço UEFA e nos países que a reconhecem, bem como a certificação IPDJ necessária à obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto, que lhes confere a devida autorização legal para o exercício de funções em Portugal.

A AFVC criou apoios financeiros para os agentes desportivos com residência fiscal, na área geográfica da AFVC.

Estes apoios fazem parte do plano estratégico para o desenvolvimento do Futebol e Futsal do programa "Treinar no Feminino" da AFVC.

 

Cursos de Treinadores de Futebol e Futsal | UEFA B (Taxa de candidatura de 25€: Todos)

  • Bolsa de desconto de 50% dos custos para as candidatas do género feminino, residentes no distrito de Viana do Castelo (mediante comprovativo de residência fiscal).

 

As candidaturas estão abertas até 22 de abril. Início dos cursos previsto com sessão de abertura, para dia 1 de maio.

Depois de ler o regulamento de Futebol/Futsal, em anexo na notícia de lançamento do curso, se subsistir alguma dúvida contactar: [email protected]

AFVC