Faleceu Zeca Lomba, nome de "guerra" e pelo qual sempre foi conhecido. José Correia da Lomba nasceu a 12 de Outubro de 1937, na freguesia de Santa Maria Maior (Viana do Castelo), começou muito cedo a trabalhar na antiga fábrica das boinas que existia em Viana do Castelo, iniciava ao mesmo tempo a sua carreira como jogador de futebol, em 1954 no Sport Clube Vianense.

No seu percurso enquanto jogador do Sport Clube Vianense foi convocado para a Selecção de Juniores do Minho em 1956. Em 1958 foi à Seleção Militar, e em 1959 jogou pela I Região Militar que venceu na final a equipa do Governo Militar de Lisboa, tendo conquistado o Campeonato Militar de Futebol. Partilhou connosco estas memórias em entrevista (aqui) realizada em 2019, onde nos mostrou fotografias e notícias "do teu tempo" com o mesmo orgulho e entusiasmo dos tempos em que corria pelos campos da altura.

A AFVC declarou um minuto de silêncio em todos os jogos das competições organizadas pela AFVC, a realizar entre os dias 25 e 26 de Fevereiro, em memória de Zeca Lomba, que também foi colaborador do Gabinete Técnico da AFVC.

Comunicado AFVC

20 de Fevereiro de 2023

A AFVC um minuto de silêncio em todos os jogos das competições organizadas pela Associação de Futebol de Viana do Castelo, a realizar entre os dias 25 e 26 do corrente, em memória do Senhor JOSÉ CORREIA DA LOMBA, colaborador do Gabinete Técnico da AFVC.