Chegou ao fim o Torneio Interassociações Futsal Masculino Sub15, que decorreu de 9 a 12 de Abril em Aveiro. Dias em que se viveu de forma intensa o futsal, em que a nossa seleção teve a oportunidade de evoluir, competir e acima de tudo, desenvolver a sua aptidão no futsal.

Ao longo destes quatro dias, em que os nossos miúdos se entregaram com toda a responsabilidade, formando um grupo de comportamento exemplar, tal como refere o nosso vice-presidente para o futsal Ricardo Felgueiras: “os nossos miúdos mostraram responsabilidade, formando um grupo de comportamento exemplar e evolução a nível competitivo, estando também a ser esse o foco da AFVC. Estes jovens atletas tiveram uma oportunidade única de ver jogar com 11 jogos diários a decorrer no mesmo pavilhão, observando jogos e ritmos de outras seleções. De salientar a grande presença da FPF, com a presença do Seleccionador Nacional, Jorge Braz que esteve com as comitivas, o Director da FPF, Pedro Dias entre outros. A AFVC esteve neste torneio de forma empenhada, dando o máximo e fortificando o futuro do nosso futsal. Estamos a preparar um futuro melhor ritmo competitivo, clubes e atletas. Mantendo o mesmo empenho, dedicação, responsabilidade e orgulho.

Já o nosso mister Pedro Silva salienta que “esta seleção foi um marco para o futsal da AFVC, pois foi a primeira Sub-15 em que todos os atletas convocados são exclusivos de Futsal, e esta é a primeira grande vitória desta seleção distrital. É este o único caminho a seguir... e é o caminho de que a atual equipa de trabalho da AFVC jamais se vai desviar! Posto isto, estamos bastante satisfeitos com a evolução e com a prestação de todos os atletas. Esta seleção foi a base dos Sub-17, onde 8 atletas repetiram a convocatória, e isso permitiu-nos efetuar um trabalho a médio prazo de preparação que agora se reflectiu na prestação neste TIA de Sub15. Convém entender, que a maioria destes atletas iniciaram na modalidade há poucos meses, sendo que alguns nem sequer têm competição nos clubes onde estão e por isso temos que louvar a evolução e a vontade com que se dedicaram de "corpo e alma" numa competição tão exigente a todos os níveis, com 4 jogos em 4 dias.

.

Falando do ponto de vista técnico-táctico, realçamos a evolução dos atletas na relação com a bola, no domínio de alguns fundamentos base que há cerca de 4 meses não dominavam, e no conhecimento/entendimento do jogo quer coletivamente, quer individualmente. Analisando a evolução destes atletas desde o início da época até ao momento, onde repito, a maioria se iniciou na modalidade, estamos seguros que continuando neste ritmo de aprendizagem dentro do espaço de 1 a 2 anos, estes atletas chegarão a um nível de destaque e serão o futuro do Futsal no nosso distrito para as épocas vindouras. Por último, quero valorizar o trabalho dos clubes dos atletas convocados, que permitiram que este sucesso fosse atingido, e lanço aqui o desafio para que mais clubes sigam este caminho, pois só assim, havendo mais quantidade e competitividade é que existirá qualidade, e acima de tudo, a garantia de que se conseguirá atingir um futuro de sucesso da modalidade no distrito de Viana do Castelo!"

13 de Abril de 2022