No âmbito da Cidade Europeia do Desporto, Viana do Castelo recebeu o Fórum da ANTF que é o maior evento organizado em Portugal sobre Treino Desportivo. É um evento formativo certificado pelo IPDJ (permitindo o reconhecimento de unidades de crédito, nos termos da Lei n.40/2012) e pela UEFA (contabilizando horas UEFA nos termos da Convenção 2015). Aos detentores de UEFA PRO, permite a sua renovação, pelo período de 3 anos.

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, que também esteve presente no evento, destacou a importância deste evento, sendo decisivo e muito marcante para aquilo que é a aprendizagem e formação contínua dos treinadores de futebol em Portugal. Estiveram várias figuras do mundo desportivo, entre treinadores, esteve o Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, o Presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira, esteve também o Director Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Futebol, José Couceiro.

O nosso Selecionador Distrital de Futsal, Pedro Silva esteve enquanto moderador no painel "Treino de Futsal no Feminino" que decorreu no Auditória do Navio Gil Eannes com, Teresa Jordão (coordenadora do Futsal Feminino do Sporting CP), Pedro Nobre (Treinador da equipa sénior do GCR Nun'Álvares) e Rute Carvalho (Treinadora Futsal Feminino da FPF).

A Associação de Futebol de Viana do Castelo teve ainda um momento de profunda gratidão, em que foi feita a merecida homenagem ao saudoso Director Técnico da AFVC, António Albano Gomes Ribeiro. O Presidente da Direcção, Jorge Sárria recebeu a homenagem a título póstumo pela "contribuição à classe de treinadores", continuando a ser um nome incontornável da integridade e dos valores pelos quais se deve pautar o desporto.

28 de Março de 2023