No discurso de abertura do Congresso, que decorre esta sexta e sábado na Cidade do Futebol, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, destacou: “Acreditamos que este tipo de discussão e os frutos que dela nascerão serão vitais para o desenvolvimento do futebol, do desporto e da saúde pública nacionais. Como Presidente de uma federação desportiva portuguesa com especiais responsabilidades, conheço bem os desafios que nos foram impostos recentemente pela pandemia e como teremos de continuar a responder no terreno de forma a não perder para o desporto toda uma geração de crianças e jovens afetada diretamente pelas suas consequências. O País precisa que todos (federações, associações, clubes, treinadores, árbitros, dirigentes, staff, especialistas, jogadores ou atletas) ofereçam respostas que possam mitigar as consequências do autêntico terramoto que representou a pandemia. Ninguém se pode colocar fora desta luta.”

Fernando Gomes lembrou o momento crítico da paragem pandémica e destacou: “Durante a paragem das competições, em 2020, mais de 70 mil jovens e adultos deixaram de praticar futebol federado. No espaço de um ano perdemos 35 por cento dos praticantes que, felizmente, e graças a um esforço coletivo, conseguimos recuperar. Este ano temos 215 mil praticantes inscritos. São mais cem mil em relação ao ano da pandemia, num crescimento de 70 por cento.”

“Neste sentido”, destacou Fernando Gomes, “acreditamos que a Escola é uma ferramenta e um espaço essencial para a atividade física. Olhamos para a escola como lugar único e de verdadeira igualdade, onde a condição social se esbate, onde não há diferenças de etnias e de sexo. Sabemos, no entanto, que muitas das escolas não podem oferecer atividade física nas atividades complementares. Uma realidade que já estamos a procurar modificar.”

Por parte da Associação de Futebol de Viana do Castelo esteve presente Jorge Sárria, Presidente da Direcção.

Toda a notícia da FPF aqui. Site oficial aqui.

8 de Maio de 2023