A direção da Associação de Futebol de Viana do Castelo em consonância com o Gabinete Técnico, delinearam um plano estratégico, para permitir a evolução desportiva, social e educativa dos jogadores e equipas supracitadas.

As decisões desportivas estratégicas de formação, visam alterar e potenciar o nível de desempenho, com base nas ideias emanadas pela estrutura técnica nacional da formação, para a promoção das etapas de desenvolvimento harmonioso do jogador de futebol e estimular as competências do jogo, com o adaptar do jogo ao jogador e o aumento progressivo da complexidade ajustada às reais competências.

A. Quadros Competitivos:

  •  Juniores E (Benjamins) SUB 10: Futebol de 7 (Campo de Futebol de 7);
  •  Juniores E (Benjamins) SUB 11: Futebol de 8 (Campo de Futebol de 7);
  •  Juniores D (Infantis) SUB 12: Futebol de 9 (Campo de Futebol de 9);
  •  Juniores D (Infantis) SUB 13: Futebol de 11 (Campo de Futebol de 11).

Para proporcionar um desenvolvimento equitativo dos jogadores com uma distribuição equilibrada do tempo de jogo em competição.

B. Divisão, tempo e utilização de Jogo:

Os jogos irão ser divididos em 4 partes de 12 minutos e 30 segundos em Benjamins e 4 partes de 15 minutos em infantis, com a obrigatoriedade de cada jogador, participar ativamente numa parte completa.

Para promover contextos ajustados de aprendizagem no treino e no jogo, que interpretem o grau de qualidade, os ruídos de crescimento e respeitem o desenvolvimento harmonioso, com as suas diferenças e as diversas velocidades de crescimento.

C. Treinadores com qualificação:

  • A obrigatoriedade de ter um treinador qualificado com grau/nível na ficha de jogo, na orientação dos jogos, no mínimo por escalão ou no máximo por cada dois dos escalões, desde Petizes, Traquinas, Benjamins e Infantis, com a possibilidade dos treinadores em Petizes, Traquinas e Benjamins poderem ter a qualificação de grau/nível, via vertente futebol ou futsal.

Para ajustar um enquadramento positivo ao modelo de competição nestes escalões e apelar ao carácter pedagógico didático formativo.

D. Classificações e Arbitragem:

  •  Continuaremos a não classificar resultados, nem a encontrar campeões;
  •  Indagámos os clubes a propor à associação dois elementos da sua estrutura, interessados em colaborar com o seu clube, efetuando uma formação de arbitragem de curta duração, com o objetivo de completarem a equipa de arbitragem, que a partir desta época será representada, somente por um elemento nestes escalões de referência de formação.

Nota Informativa

25 de Agosto de 2023