Depois de termos atingido 5611 praticantes no final da época 2022/2023 (a que correspondeu um aumento de 17% relativamente à época anterior), segue-se agora um novo máximo histórico de 6307 praticantes, correspondendo a um aumento de 12,4%, relativamente à época anterior.

A AFVC foi uma das 3 ADRs (22 no total), em que a percentagem de aumento foi maior.

Crescemos 696 praticantes, relativamente ao final da época anterior.

Os Clubes, Associação de Futebol, e FPF com o apoio decisivo das autarquias permitiram este notável resultado, fruto dum excelente trabalho.

Este aumento é constatado em ambos os géneros, quer no futebol quer no futsal, sendo de realçar o aumento no género feminino, fruto duma aposta consistente da AFVC no mesmo.

Temos neste momento 527 praticantes femininas, que corresponde a um aumento de 99 praticantes relativo ao final da época passada, ou seja, um aumento de 23,1%.

Temos neste momento 5777 praticantes masculinos, que corresponde a um aumento de 594 praticantes relativo ao final da época passada, ou seja, um aumento de 11,5%.

No futebol feminino, crescemos em todos os escalões, com exceção dos seniores, onde não tivemos praticantes. Crescemos 53 praticantes nos escalões de formação, correspondente a um aumento de 30,5% relativamente à época anterior.

No futebol masculino crescemos em todos os escalões, com exceção dos seniores. Nos escalões de formação, o aumento é de 444 participantes, correspondente a um aumento de 11,4%.

No futsal, temos um aumento relativamente ao final da época passada. Temos atualmente 648 praticantes (473 masculinos e 175 femininos), que corresponde a um aumento de 159 praticantes masculinos e 22 femininos. Globalmente este aumento traduziu-se numa percentagem de 38,8%.

A exemplo do futebol, também decrescemos nos escalões seniores de futsal, em ambos os géneros.

Nos escalões de SUB 7 a SUB 13, crescemos 21 praticantes do género feminino e 154 praticantes do género masculino. No total, nestes escalões, o aumento foi de 92,1%.

Nos escalões de SUB 15 a SUB 19, crescemos 10 praticantes do género feminino e 31 praticantes do género masculino. No total, nestes escalões, o aumento foi de 42,3%.

No Walking Football, tivemos um aumento de 61 praticantes, o que correspondeu a um aumento de 654%.

Nota final: Os nossos objetivos passam por inverter o decréscimo nos escalões seniores de futebol e futsal, manter a aposta no futebol feminino, no futsal, quer masculino quer feminino e incentivar a prática no Walking Football e no Futebol de Praia.