Projeto “A Hora dos SuperQuinas” está a 100% no distrito de Viana do Castelo
“A Hora dos Super Quinas" é um projeto do plano estratégico “Futebol 2030” criado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que visa ser um suporte para que todos os professores envolvidos a possam utilizar durante o ano letivo nas sessões de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC´s). Este plano atingiu um marco significativo ao chegar a 1.200 escolas em 300 municípios de todo o país, sendo que no distrito de Viana do Castelo todos os concelhos (10) implementaram “A Hora dos SuperQuinas” nas escolas.
30 outubro 2024
Associação
Apesar de ser um projecto da FPF este não está directamente relacionado com futebol, pois não procura recrutar atletas para a modalidade, mas sim, impulsionar habilidades fundamentais para a prática de uma vida ativa.
Este programa, das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, pretende facultar às crianças a importância na aquisição de estilos de vida ativos e a melhoria da literacia motora através da participação em atividades físicas e desportivas através de experiências e brincadeiras significativas, positivas, prazerosas e muito divertidas.
Segundo Joana Marinho, gestora de projeto no distrito de Viana do Castelo: ”As Escolas de todo o distrito têm se mostrado disponíveis para trabalhar e desenvolver este projeto pois reconhecem o valor que este transporta. A Associação de Futebol de Viana do Castelo juntamente com a Federação Portuguesa de Futebol, equipa as escolas com material e dá formação creditada aos professores. Este projeto aliado ao trabalho humano, tem sido um sucesso!”
Quanto à adesão total no distrito, com afluência em todos os concelhos com cerca de 30 escolas ligadas ao projecto, Joana Marinho acredita que a frase chave deste projeto é uma citação do Professor Carlos Neto: “Primeiro brinca-se, depois joga-se e depois faz-se desporto”. “Acredito que qualquer criança goste de brincar, e este projeto é um espelho de felicidade e entusiasmo por parte dos mais pequenos” concluiu a gestora distrital de projeto.
Em janeiro de 2023 o projeto envolveu, a nível nacional, mais de 1.300 crianças de 44 escolas em 24 concelhos. "A Hora dos SuperQuinas" expandiu-se rapidamente e já atinge as 1.200 escolas, beneficiando cerca de 35 mil crianças. O objetivo de alcançar 70 mil até o final do ano.
Jorge Sárria, presidente da AFVC, destaca a importância do projeto no Distrito:
“É com enorme satisfação que vemos este projeto implementado em todos os concelhos do distrito de Viana do Castelo. Neste momento temos mais do que uma escola por concelho, e acreditámos no crescimento constante deste projeto. É uma aposta na formação e nas nossas crianças” concluindo ainda que “o objetivo de ter este projeto nos 10 concelhos foi alcançado”.
Assim, este projeto já reuniu centenas de professores de educação física de todo o distrito de Viana do Castelo.