APPACDM de Viana do Castelo é reconhecida pela FPF como a equipa de “Walking Footbal” mais inclusiva do País
Com o apoio da Associação de Futebol de Viana do Castelo, que convidou esta instituição a pertencer às restantes equipas, são 15 os participantes desta instituição integrando utentes e colaboradores com mais de 50 anos, que praticam a modalidade de “Walking Football” e vão aos encontros promovidos para torneios amigáveis com as restantes equipas.
08 novembro 2024
Walking Football
Com a distinção de equipa mais Inclusiva, Pedro Fornelos, director pedagógico e coordenador do projeto “Desporto para Todos” na APPPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, onde se encontra também a modalidade do “Walking Football” admite que este trofeu foi uma “surpresa”:
“O grande intuito da APPACDM, é que todos tenham a oportunidade de participar em qualquer modalidade desportiva, e ao termos sido reconhecidos pela Federação Portuguesa de Futebol como a equipa mais inclusiva do País por termos pessoas com Deficiência Intelectual e também colaboradores da instituição dentro da mesma equipa promovendo esta inovação e inclusão é um motivo de muito orgulho. Para os jogadores este troféu é uma vitória enorme, é o equivalente a ganhar o Campeonato ou Taça de Portugal!”.
O director pedagógico recorda que apesar de não terem ganho nenhuma partida todos os momentos são de celebração:
“Estamos a falar de uma equipa que joga e tem muito prazer em jogar, apesar de até então nunca terem ganho um único jogo, mas cada golo marcado é celebrado como uma vitória no campeonato e este troféu de muito relevo vem com esse reconhecimento”.
Pedro Fornelos espera que este prémio seja motivo de incentivo não só no Distrito de Viana do Castelo, mas também pelo País:
“Esta boa prática que aconteceu em Viana do Castelo com a AFVC a acolher uma equipa de uma instituição como a APPACDM é algo que é inédito no País e ao ser reconhecido pela FPF trás mais visibilidade, podendo fazer com que outras Associações de Futebol do País também se associem com outras instituições locais que dão resposta à deficiência e que surjam mais equipas como a nossa. A nossa foi a primeira, mas não tem de ser a única”.
Quando questionado pela AFVC se estão disponíveis para futuras atividades o coordenador sem exitar garantiu que “a máxima da instituição é dizer que sim a todos os convites” adaptando da melhor forma para proporcionar a participação dos utentes.
Recorde-se que o troféu Quinas de Ouro, promovido pela FPF em parceria com o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol e a Associação de Treinadores de Futebol, visa premiar a excelência de ser português e o Portugal que puxa pelo melhor de Portugal em todas as áreas, do desporto à sociedade civil.
O próximo encontro está previsto para o dia 12 de dezembro em Viana do Castelo.