O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de Dezembro, desde 1948, altura em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração foi assinada por 58 países e teve como objetivo promover a paz e preservar a humanidade após a 2ª Guerra Mundial, que vitimou cerca de 85 milhões de pessoas.


Em 2020, o tema escolhido pelas Nações Unidas para assinalar esta efeméride é "Recover Better - Stand Up for Human Rights" ("Recupera melhor  - Luta pelos direitos humanos"). É um tema diretamente ligado à pandemia de COVID-19 e à necessidade de reafirmarmos a importância dos direitos humanos na reconstrução do mundo que queremos.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no cumprimento das suas responsabilidades sociais, tem trabalhado na defesa dos Direitos Humanos, dentro e fora do futebol, movimento que a Associação de Futebol de Viana do Castelo se une e promove em todas as suas acções, dentro e fora de campo. A importância em respeitar e fomentar os Direitos Humanos, o combate às desigualdades e promover a solidariedade.

As várias iniciativas que a FPF realiza neste âmbito, podem ser consultadas aqui.

10 de Dezembro de 2020