25 de Novembro de 2022, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e porque faz sentido assinalar este dia? Vamos saber porquê que faz sentido. Pelas palavras da nossa psicóloga Vanessa Pereira, do Gabinete de Optimização e Performance da AFVC, formadora e consultora em igualdade de género, este é o porquê de cada vez mais fazer sentido este dia, e esta missão. O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres foi instituído pela Resolução 54/134 da ONU (7 de Fevereiro de 2000) e visa criar consciência para a gravidade deste problema que afecta as mulheres e meninas nos mais diversos contextos de vida, entre os quais, o desporto.

Uma em cada três mulheres sofre ou sofreu violência física e/ou sexual ao longo da sua vida, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este organismo internacional refere que se trata de um problema de saúde global de magnitude epidémica. As mulheres entre os 15 e os 44 anos de idade correm mais risco de sofrer violação e violência doméstica do que de cancro, acidentes automobilísticos, guerra e malária, de acordo com dados do Banco Mundial (OMS, 2013).

De acordo com a Convenção de Istambul, a violência contra as mulheres constitui uma violação dos Direitos Humanos e é uma forma de discriminação, abrangendo todos os actos de violência de género que resultem, ou possam resultar, em danos ou sofrimentos físicos, sexuais, psicológicos ou económicos para as mulheres, incluindo a ameaça de tais actos, a coacção ou a privação arbitrária da liberdade, tanto na vida pública como na vida privada. A violência contra as mulheres viola os direitos da pessoa humana e as suas liberdades fundamentais, impedindo, parcial ou totalmente, o seu exercício e atentando contra a integridade física, psíquica, financeira e/ou sexual das mulheres (APAV, 2020).

O investimento no desenvolvimento do desporto, através da promoção da igualdade de género e como meio de integração e emancipação, pode constituir uma forma de prevenir e combater a violência contra mulheres e meninas. Assim, as organizações desportivas devem tomar medidas articuladas e concertadas no sentido de apoiar as vítimas de violência e processar judicialmente o/a agressor/a; de condenar o discurso de ódio e sexista dirigido às atletas, incluindo as atletas LBTI (Lésbicas, Bissexuais, Trans e Intersexo); e de prevenir e combater o assédio no contexto desportivo.

A resolução 2465 (2022) do Conselho da Europa reconhece o progresso gradual da participação feminina no mundo do Desporto, alertando, porém, que este não é um contexto livre de violência, sexismo e discriminação com base no género. Por isso, o combate e a prevenção da violência contra mulheres e meninas no desporto deve ser uma prioridade: agressores/as devem ser punidos, as vítimas apoiadas; o pessoal deve ser formado para activamente promover a igualdade de género e investir no desenvolvimento do desporto feminino, quer a nível profissional, quer amador.

Consciente de que o Desporto tem uma dimensão universal que pode contribuir para a coesão social e inclusão, a Associação de Futebol de Viana do Castelo assinala este Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra Mulheres e Meninas, reconhecendo o seu papel na promoção da igualdade e inclusão e no combate a todas as formas de violência e discriminação. Fontes: APAV, 2020 OMS (2021), Conselho da Europa (2022), Conselho da Europa (2011), CIG.

O papel da nossa Associação e dos nossos clubes é o de estar próximo e sermos motor de uma fundamental mudança, cada vez mais necessária olhando à presente actualidade, mesmo a nível desportivo. Compactuar com a violência é um desrespeito humano, que não pode ser aceite com a capa de cultura, tradição, religião ou hábitos locais. Todos os Seres Humanos são iguais e devem ser respeitados de igual forma.

Se é vítima de violência ou conhece quem seja, não hesite e peça ajuda! Contactos de entidades que podem ajudar:

CIG - Serviço de Informação a Vítimas de Violência Doméstica

Número gratuito: 800 202 148

Linha SMS gratuita: 3060

Gabinete de Atendimento à Família – Viana do Castelo : Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica

RAP – projeto Caça Sonhos Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica

Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica

Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora

Contactos: (+351) 963 409 678 | (+351) 967 353 493

APAV Braga

Telefone: 253 610 091 |  [email protected]

Centro GIS – Centro de Respostas às Populações LGBTI – Matosinhos

Telefone: 966 090 117 | [email protected]

"Os direitos das mulheres, são Direitos Humanos"

25 de Novembro de 2022