A “Bola Mágica” arrancou no início de Janeiro na escola Básica Entre Ambos os Rios. Esta é uma das 44 escolas do país e a única escola do distrito de Viana do Castelo a receber este projeto-piloto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) cujo objetivo é promover a atividade física e desportiva nas crianças do 1.º ciclo do ensino básico.

Integrado no Plano Estratégico da FPF ‘Futebol 2030’, este projeto-piloto vai decorrer, até 31 de Março, no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Sessões lúdicas de atividade física-desportiva de uma hora, que têm a bola como elemento fundamental, estruturam uma oferta que não se restringe ao futebol, evitando desta forma que as crianças se especializem desde cedo numa só modalidade.

As sessões que compõem o projeto foram pensadas por uma equipa multidisciplinar formada por três professores da FPF - André Seabra, José Guilherme Oliveira e Júlio Costa – e dois elementos externos – Professor Carlos Neto e Professora Susana Vale - apoiada por um Conselho Consultivo e um Conselho Multidisciplinar que integram a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Direção Geral da Saúde, a Direção Geral da Educação e a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.

Aproveitámos a visita do professor José Guilherme à EB Entre Ambos os Rios, para saber do andamento do projecto: O feedback a nível nacional tem sido muito positivo. O objectivo era implementar o projecto piloto em 24 locais diferentes espalhados por todo o país, este projecto tem o objectivo do desenvolvimento fundamentalmente motor para levar às crianças uma maior riqueza de motricidade, para que elas possam ser muito mais coordenadas do que aquilo que actualmente são porque entendemos que há um défice coordenativo muito grande, muito por causa da nossa sociedade da forma que está constítuida actualmente, então achamos que a FPF tem meios que consegue mover este tipo de objectivos, ainda por cima nós também sabemos que apartir dos 15 anos nós somos o país da União Europeia com menos actividade física. Por isso nós tentando suplementar esse problema, achamos que criando hábitos de prática desportiva em idades bastante precoces depois essas crianças se realmente gostarem de fazer actividade desportiva, vão fazer durante o resto da vida, criando pessoas muito mais activas, com cultura desportiva que nos permita por exemplo ir aos estádios e não ter os comportamentos negativos que actualmente temos, criando pessoas que no futuro vão ser pais e vão ser mães e transmitem essas mesmas ideias aos filhos, promovendo uma vida muito mais saudável.

A ideia é criar uma onda de desenvolvimento fundamentalmente motor para que as pessoas sejam mais saudáveis, sejam mais activas e tenham mais prazer de viver e gostem de fazer actividade desportiva, o que leva a que em termos de saúde fiquem mais fortes. A FPF tem uma dimensão que permite fazer este tipo de projectos. Existe também um importante quilíbrio entre meninos e meninas, havendo uma excelente receptividade de ambos os géneros. Depende muito do género de turmas que vamos encontrando nas diferentes escolas, mas a vontade e o empenho na prática é semelhante.

São 3 meses de projecto, no final serão avaliados os resultados obtidos, e se tivermos os resultados que nós perspectivámos, será implementado em todo o país.

Também falámos com Rui Tiago Peixoto professor responsável pela AEC na escola de Ponte da Barca, que nos contou como está a decorrer o projecto: O projeto é de fácil execução e não são necessárias grandes infraestruturas para se realizarem estas brincadeiras. O objetivo é incutir nos jovens, através destes jogos e brincadeiras, o gosto pelo desporto, fazer com que sejam crianças mais ativas, mais saudáveis e menos obcecadas pelo mundo tecnológico. Criando, em tão tenra idade, estes hábitos poderemos fazer toda a diferença no combate ao maior inimigo da saúde, o sedentarismo.

O impacto do projeto na saúde das crianças estão envolvidas será analisado, 15 instituições de Ensino Superior responsáveis por realizar testes de competência motora nos grupos piloto e controlo, antes e depois do projeto, através de uma bateria de testes chamada Motor Competence Assessment. A equipa das instituições de Ensino Superior são lideradas pelos professores Luís Paulo Rodrigues e Rita Cordovil.

O director da FPF, Arménio Pinho, responsável pelo projeto define como objetivos do projeto: “Pretende-se oferecer um programa lúdico com foco no ‘brincar’ que possibilite aumentar os níveis de atividade física e de felicidade das crianças envolvidas, respondendo assim aos baixos níveis de prática de atividade física que se verificam em Portugal”.

Agradecemos aos futuros craques pela boa disposição e alegria em participar nesta actividade. Parabéns aos dois grupos da "Bola mágica": grupo 1 (1º e 2º ciclos) e grupo 2 (3º e 4º ciclos).

14 de Fevereiro de 2023