A iniciativa foi possível graças a uma doação feita à AFVC por Filipe Manuel Branco Fidalgo, natural dos Arcos de Valdevez e com uma longa ligação ao futebol.

 Com mais de 20 anos de experiência na modalidade, Filipe passou por clubes em Portugal e no Canadá, onde atualmente reside e desempenha funções de treinador, tendo dirigido o Norte Atlético FC. Em 2023/2024 concluiu o curso UEFA C, através da AFVC.

Segundo explicou, o benemérito pretendia que o material fosse “bem distribuído e chegasse a quem realmente pudesse beneficiar”. Nesse sentido, a Associação decidiu canalizar a doação para a Instituição O Berço, reforçando o seu compromisso social para além do futebol.

O presidente da AFVC, Ricardo Felgueiras, manifestou o seu profundo agrado com esta iniciativa, enfatizando que "é através de gestos como este que se cumpre a verdadeira e mais nobre missão do associativismo". Realçou, com convicção, que, num cenário onde as organizações desportivas alcançam uma visibilidade cada vez maior e exercem um impacto significativo nas comunidades, a responsabilidade social não é apenas um pilar, mas sim a pedra angular da sua atuação.

Estas iniciativas solidárias são a prova viva de que o associativismo transcende o desporto, tornando-se um agente catalisador de mudança e um exemplo inspirador de compromisso social.