A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação de Futebol de Viana do Castelo assinaram ontem o protocolo que vai permitir a criação de uma Academia de Futebol da AFVC no Estádio Municipal Manuela Machado, com dois novos campos de futebol, projeto que conta com financiamento através de uma candidatura apresentada à Federação Portuguesa de Futebol e que integra e densifica a Cidade Desportiva.

Na cerimónia, o autarca Luís Nobre, evidenciou a importância do dia por se tratar da “consolidação de um trabalho que tem vindo a ser feito para ter uma verdadeira cidade do desporto em Viana do Castelo”, um projeto que considerou “dinâmico e que integra diversas modalidades” e que foi um dos grandes pilares onde assentou a candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto.

Para a Associação de Futebol de Viana do Castelo, este “é um dia muito importante para a Instituição centenária e permite a conclusão de uma ambição grande que é a construção de uma infraestrutura desta envergadura” e prometendo “fazer de tudo para que o desporto seja uma marca deste concelho”.

Esta Academia permitirá a formação de centenas de praticantes desportivos, árbitros e treinadores, e dos restantes agentes desportivos.

Possibilitará também a realização de jogos internacionais, e ainda a centralização das diversas finais das Taças da AFVC.

Vai ser também possível, a construção da nova sede da Associação de Futebol, aproveitando a cedência da Autarquia de um edifício existente no complexo desportivo do Estádio Municipal Manuela Machado.

Foi ainda também rubricado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e a Associação de Futebol, para apoio das despesas dos clubes filiados do concelho, no que diz respeito a inscrições de praticantes.

AFVC