A 14 de Janeiro de 1923 nascia a Associação de Futebol de Viana do Castelo, em tempos difíceis a paixão pelo futebol foi o motor de criação desta associação de dirigentes e clubes que na altura deram origem a uma das Associações de Futebol mais antigas de Portugal.

Hoje celebramos uma efeméride que muito nos orgulha, uma marca histórica que assumimos com responsabilidade sabendo que esta é uma Associação que já venceu duras provas, alcançou feitos e continua viva e voltada para o futuro. Este dia 14 de Janeiro fica marcado pela cerimónia que dá início ao “ano do centenário”, com o hastear das bandeiras realizado pelo Presidente da Direção da AFVC, Jorge Sárria, o Diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Arménio Pinho, o Presidente da Assembleia Geral da AFVC, David Canossa e o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Manoel Batista.

Após discursos seguiu-se um Verde de Honra, onde os convidados confraternizaram e brindaram ao futuro de todos aqueles que fazem parte desta Associação, aos seus clubes, aos dirigentes, aos jogadores, às autarquias, aos árbitros e aos adeptos e simpatizantes que fazem a paixão correr há 100 anos, por muitos e mais bons anos.

Porque queremos criar um futuro com um presente de honra e dinamismo, apresentamos também a nossa imagem gráfica que marcará este ano. Um símbolo que une o passado ao presente, marcado pela nobreza do ouro e azul do nosso distrito.

Olhar o futuro é também dignificar o passado, por isso foi feita uma romagem e entrega de coroa de flores na sepultura do primeiro Presidente da Direção da AFVC, Rocha Páris.

Agradecemos a todos os que estiveram presentes e que este ano seja grandioso para todos!

14 de Janeiro de 2023