Numa cerimónia que decorreu esta terça-feira, nos serviços distritais do Instituto Português do Desporto e da Juventude em Viana do Castelo, foram entregues as Bandeiras da Ética a três entidades, entre elas a Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC).

Com projecto FUTEBOL ADAPTADO criado com a APPACDM, que promove a prática de futebol para todos aqueles que assim o desejem, como é o caso dos utentes desta associação. Promover o desporto para todos, reforçar a importância da prática desportiva para TODOS, olhando ao gosto em jogar pelo prazer de jogar, é também o objectivo do IPDJ, tal como bem referem, "O desporto como potente ferramenta de desenvolvimento humano e espaço privilegiado para a transmissão de valores éticos. A actividade desportiva deve ser desenvolvida em observância dos princípios da ética, da defesa do espírito desportivo, da verdade desportiva e da formação integral de todos os participantes."

A cerimónia foi presidida pelo Director Regional do Norte do IPDJ, IP, Dr. Vítor Dias que reforçou a importância de ter uma visão estratégica, proporcionar aos jovens e a todos aqueles que pretendam praticar desporto para promover o bem estar físico e mental. Salientando também o papel importante da Bandeira da Ética no Plano Nacional da Ética no Desporto.

A Bandeira da Ética foi entregue ao Presidente Jorge Sárria, que agradeceu mais uma vez o contributo positivo e a cooperação do IPDJ, que enaltece as boas práticas no desporto, para que seja mais ético, com valores e agregador.

Também receberam a Bandeira da Ética a ARC Guilhadeses e a AD Campos, pelas suas iniciativas e projectos.

29 de Junho de 2021